Centro de Educação Infantil Dona Filhinha

OSEBS - Obras Sociais Espíritas Bittencourt Sampaio

Obras Sociais Espíritas Bittencourt Sampaio

Cronograma de Atividades Diárias

De segunda à sexta-feira, das 07 às 17h

 

7h – Recepção às crianças e Culto do Evangelho

Nesta primeira atividade do dia, as crianças são recebidas pelas monitoras e professoras e são encaminhadas para o Culto do Evangelho: momento em que é realizada a leitura de alguma passagem do evangelho cristão e, após, é feita a reflexão da leitura com participação das crianças.

 

7h15 – Alegria Cristã

É o momento de interação, em que todas as crianças, de todas as turmas e idades, são conduzidas ao pátio da instituição e lá cantam e dançam músicas infantis.

 

7h30 – Café da manhã / água / banheiro

 

8h – Sala de aula

Depois de alimentadas as crianças são conduzidas às suas respectivas salas de aula, onde acontece, primeiro, a Harmonização.

Harmonização
Momento em que as crianças realizam uma prece, conduzida pela professora, antes da Hora da Novidade.

Hora da Novidade
Hora em que as crianças compartilham, com a professora e os coleguinhas, como foi o dia anterior em casa. Novidades. Problemas. Etc. Esta atividade serve para orientar a creche a se inteirar dos problemas pessoais que as crianças vivenciam fora dali, possibilitando o trabalho pedagógico mais inteirado com a realidade do aluno.

Aula
As aulas são baseadas em práticas pedagógicas que visam condicionar as crianças a uma futura alfabetização. Em outras palavras, as familiariza ao universo da escrita e leitura, sempre tendo em vista a educação moral através da convivência com as demais crianças.

 

9h – Banho / brincar

Nesta hora as crianças são liberadas para brincarem. Algumas dessas crianças vão para o banho: conforme umas saem, outras entram no chuveiro. Esta atividade é realizada pelas professoras, monitoras, e ASDs. Neste horário pode ocorrer atividades variadas. Em algumas ocasiões as crianças assistem a filmes.

 

11h10 – Almoço

As crianças são organizadas em filas e conduzidas ao refeitório, onde cantam a música de “o quê que tem na sopa do neném?”, então realizam breve prece de agradecimento pelo alimento. E antes de comer, elas devem ficar quietinhas, em silêncio. Depois ok, podem almoçar.

 

Escovação

Depois de almoçarem, metade das crianças vão para a aula de escovação, em que escovam os dentes orientados pelas professoras e monitoras. A outra metade das crianças escovam após a última refeição do dia, às 16h40.

 

Momento do sono

Alimentadas, as crianças voltam para as salas de aula, onde, agora, podem deitar-se nos colchonetes no chão e dormirem até às 13h30.

 

13h30 – Acordar e arrumar a cama / lanche

Depois de acordar é hora de arrumar a cama. As crianças são orientadas a dobrar e guardar seus lençóis. Depois voltam ao refeitório para o lanche da tarde.

 

14h – Aula (atividades lúdicas)

No período vespertino as “aulas” são de caráter mais lúdico. Isto é, atividades em sala, coordenadas pelas professoras, turmas dividas, normal, porém, sempre abordando conteúdos artísticos, criativos, culturais… Enfim.

 

16h20 – Momento da virtude

Momento em que a professora lê para as crianças alguma história de cunho moral e, em seguida, o tema é “refletido” com elas, buscando referências com o dia-a-dia da turminha.

 

16h40 – Lanche final / escovação

As crianças são reconduzidas ao refeitório, onde realizam sua última refeição na creche. A outra metade das crianças (que não escovaram após o almoço) é conduzida à prática de escovação.

 

17h – Hora de partir

A família busca a criança na creche.

 

 

Sábados e Domingos

Apesar de ocorrerem no mesmo ambiente, as atividades de sábado e domingo são ações da OSEBS, independentes da Creche.

 

 

 

 

historia_14